Stephansplatz, Viena (2010)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Namenstag

Quem é que não gostaria de ter uma data tão especial como o aniversário duas vezes por ano? Em muitos países da Europa existe o "dia do nome" e, em alguns deles, essa data é até mais celebrada que o próprio aniversário.

Namestag (dia do nome em alemão)


Tinha planejado tomar o Traditionelles Wiener Frühstück numa manhã de sábado em um dos mais bonitos cafés da cidade - o Cafe Central - com a Christine (minha amiga local).

Cafe Central


Traditionelles Wiener Frühstück


Mas ela me ligou desmarcando o compromisso porque era o dia do nome dela. Eu perguntei do outro lado da linha "Como assim, dia do seu nome?". Na hora eu achei meio esquisito, mas depois até que me deu inveja ao pensar em todas as guloseimas que eu não comi por não ter o dia do meu nome aqui no Brasil.

O dia do nome é uma tradição presente em muitos países europeus e que celebra, de acordo com um calendário, o dia do nome próprio das pessoas. Cada país segue um calendário e são comuns os calendários que consideram dias de santos. Por exemplo, para os austríacos o dia 24 de Julho é o dia da Santa Cristina (ou Saint Christine) e, portanto, é o dia do nome da Christine. Já na República Tcheca o calendário utilizado atribui para cada dia do ano um nome diferente. Se eu fosse tcheca eu poderia me chamar Isabela, porque dia 11 de abril é o dia das Isabelas. Mas se minha mãe achasse que eu tinha mesmo cara de Aline (Alena em tcheco), então o dia do meu nome seria 13 de agosto. Quer saber o dia do seu nome segundo o calendário tcheco? Veja aqui.

Diz que não é legal?! Se você planeja ter um filho, mas o pai insiste em batizar o garoto com o nome dele plus "Júnior" no final, e você já está quase desistindo de tudo porque não consegue chegar em um acordo, que tal inserir a tradição do dia do nome na sua casa? Seu filho nasce, você acessa esse site aqui, escolhe um país europeu para seguir a tradição e encontra o nome dele. Simples assim! Mais vantagens? Bom, para as mulheres que não gostam de revelar a verdadeira idade, bastaria tornar público apenas o dia do nome. Todos os seus amigos do tempo do colégio iriam se lembrar de você no dia do seu nome. No ambiente de trabalho aquela situação chata de esquecer o aniversário de um colega não aconteceria, porque o dia do nome jamais seria esquecido!

Naquele 24 de Julho a Christine recebeu um presentinho da mãe e cartões de alguns tios. Esse ano ela foi com a mãe, o namorido e um tio no café Diglas comemorar o dia do nome em meio aquelas delícias doces que eles sabem fazer tão bem.


Delícia doce do Diglas


Apfelstrudel do Diglas (o melhor de Viena)


A Christine diz que hoje em dia ela só comemora porque a mãe faz questão, mas que ela adorava a data e esperava ansiosamente os presentinhos quando era criança. Ainda segundo ela, a tradição não é tão forte entre os austríacos mais jovens. Mas aposto que, quando esses jovens se tornarem pais, a tradição volta. Os futuros filhos não deixarão o dia deles passar em branco. Afinal, que criança não gosta de ganhar um presentinho extra?

Ainda bem que a onomástica, estudo dos nomes próprios, está fora do escopo desse blog e o mais importante é que a partir do ano passado eu também comemoro com a Christine o dia do nosso nome. Meu segundo nome é Cristina, e como não encontramos nenhuma Santa Aline no calendário austríaco, eu fiquei com a Santa Cristina mesmo. Amém!


sábado, 8 de janeiro de 2011

Bleigießen


Para obter sucesso, saúde, dinheiro e outras cositas más no ano que se inicia vale tudo. Tem gente que come lentilha, guarda os caroços da romã na carteira, pula da cadeira, vira o ano com uma nota de 100 reais no pé direito, veste amarelo para conseguir uma graninha extra, vermelho para um novo amor, branco para paz e por aí vai. E se você também acha estranho e não consegue entender como alguém em sã consciência coloca o pé na estrada na véspera do ano novo, enfrenta todas aquelas curvas e (muitas vezes) quilômetros de congestionamento só para chegar até o litoral e pular algumas ondinhas é porque você não conhece o Bleigießen.

Não é nenhum prato do EpicMealTime para ser comido depois das doze badaladas não. Por falar nisso, porque as pessoas insistem em comer todas aquelas delícias tão tarde? Enfim, Bleigießen é o nome de uma tradição austríaca que significa "derreter chumbo". Isso mesmo, muitos austríacos derretem pedaços de chumbo com o auxílio de uma colher sobre uma vela e jogam o chumbo derretido em um recipiente com água fria.



A figura formada diz o que acontecerá no ano seguinte. As interpretações podem ser as mais diversas possíveis, mas algumas sugestões são:
superfície lisa = novo amor
bola = tudo ficará do mesmo jeito
uma forma alongada = mudanças
gota = sorte
catedral = bons tempos virão
zeppelin = tempos selvagens
musgo = dinheiro
barco = conforto e bem-estar
curva = sucesso
ninho = casamento
pedacinhos pequenos = viagens
âncora = precisará de ajuda
cruz = morte

Além da figura em si é possível interpretar a sombra formada por essa figura de chumbo. Se você gostar do presságio é bom guardar o objeto como um amuleto! E por falar em tradição, coisa que os austríacos são fissurados, além de derreter chumbo eles também dançam valsa ao som do concerto de ano novo realizado pela Filarmônica de Viena! Enquanto isso nós assistimos a queima de fogos no Rio e o Show da Virada com Asa de Águia, Capital Inicial, Claudia Leitte, Calypso e outros grupos selecionados a dedo (no pior sentido).

Eu recebi o meu kit para derreter chumbo de uma amiga vienense já citada no blog, a Christine (aqui).



Pena que não deu tempo do presente chegar antes da virada, mas se ainda estiver valendo meu 2011 será um ano de mudanças, viagens e sucesso. Pelo menos é o que eu vejo nas figuras formadas!

Tentativa 1: Forma alongada e curva
além de pedacinhos pequenos


Tentativa 2: Vários pedacinhos pequenos


Tentativa 3: Forma alongada e pedacinhos pequenos
(essa foi a mais difícil de interpretar)


Sucesso, viagens e mudanças

E você, também concorda comigo ou consegue ver alguma coisa diferente?