Stephansplatz, Viena (2010)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Eismarillenknödel

Existem muitas sorveterias em Viena. Acho até que eles tem sorveterias demais para um lugar com um inverno tão rigoroso e um verão tão curto. As sorveterias ou Eissalons além de sorvetes servem outras delícias doces. É impossível resistir a um sorvete geladinho nesses dias de calor. Como eu não sou muito fã de doces em geral, eu fico só no sorvetinho básico de cada dia depois do almoço na Eissalon Laxenburg. E uma bola só, que é para não engordar muito.

O sabor da foto acima é o biskotino, sorvete de creme com biscoito e chocolate. Já provei o de cereja, damasco, café, mozart, amora, framboesa...

No começo eu não sabia o nome dos sabores em alemão. Só sabia que marillen era damasco. Foi então que eu vi o sabor zitrone que lembra muito o meu sobrenome Soterroni. Não pensei duas vezes e peguei o sorvete de zitrone.


Até tirei uma foto seguindo a preciosa dica do Ari Peixoto (veja aqui) e para a minha decepção o sorvete era de limão. Com tantos sabores eu fui escolher justo o de limão que eu não gosto. Não esqueço nunca mais que zitrone é limão. Nada como aprender na prática!

Antes de falar do Eismarillenknödel, vale dizer sobre o sabor mohn (papoula) que eu peguei na sorveteria Zanoni perto da Stephanplatz. Esse sabor lembra o gosto do amendoim, mas é diferente e muito gostoso. Vale a pena provar.


Agora sim, o assunto do post. Eu já tinha lido no meu guia de Viena uma dica sobre a sorveteria Tichy e a sua especialidade: o Eismarillenknödel. E alguns dias atrás a Christine (foto mais abaixo) deu a mesma dica. Tudo isso resultou na equação: dica do guia + dica da Christine + calor = descoberta doce da viagem.

A Tichy fica bem próxima do ponto do ônibus que eu pego para ir e voltar de Laxenburg. Essa facilidade de localização está sendo um problema, porque agora eu quero ir lá todos os dias quando eu volto do IIASA.



Só existe uma sorveteria Tichy no mundo inteiro. Anota bem esse endereço 'Reumannplatz 13'. Não adianta procurar em outros bairros de Viena, nem na Áustria e nem em qualquer outro canto do planeta Terra. A Tichy é famosa pela variedade de sorvetes, delícias doces em taças, mas a especialidade da casa é o Eismarillenknödel. Esse sim você pode encontrar em outras sorveterias, mas não se deixe enganar. O verdadeiro, o saboroso, o delicioso e original é somente o da Tichy.

O Eismarillenknödel é uma espécie de bolinho de sorvete de creme com geleia de damasco no centro e coberto com uma farofinha de amendoim e açúcar de confeiteiro. É uma delícia.



Quando começa a derreter ele fica mais gostoso ainda.

Se não bastasse a qualidade do sorvete, o salão dessa sorveteria é uma graça.




Agora dá licença que eu vou lá na Tichy comer mais um Eismarillenknödel. Desculpa gente, mas esse não dá para levar para o Brasil. Vocês terão que vir aqui!


Obs1: O custo do Eismarillenknödel da Tichy é €1,80.

Obs2: Não se deixe enganar pelas imitações que muitas vezes nem são baratas. O marillenknödel da Eissalon Laxenburg, por exemplo, é uma imitação ruim e cara (paguei €2,60).


Um comentário: