Stephansplatz, Viena (2010)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Festival de Jazz de Viena - Al Green

Al Green declara amor aos vienenses durante show irretocável no Festival de Jazz de Viena


Considerado um dos três mais importantes festivais de jazz do mundo, o Jazz Fest Wien todo ano transforma a capital da música clássica, da ópera e da valsa, na capital do jazz. Na sua vigésima edição o Festival de Jazz de Viena contou com a participação de Jamie Cullum, Air, Jeff Beck, Herbie Hancock, Al Green, entre outros.

As apresentações acontecem em diferentes pontos da cidade, mas o palco mais glamouroso é sem dúvida o Vienna State Opera, uma construção de 1869 e que todo verão desde 1991 se torna a Meca do jazz. Por lá já passaram Keith Jarret, Ray Charles, Natalie Cole, João Gilberto, e no último dia 4 de julho, um domingo, foi a vez do Al Green.

Muito carismático Al Green entrou no palco distribuindo sorrisos, beijos e rosas vermelhas (no melhor estilo Roberto Carlos). O público o recepcionou de pé, mas logo se sentou para ouvir a voz de veludo de Green, mestre da música soul que há quase 70 anos vem mantendo a qualidade e a boa forma, esta última comprovada durante a apresentação da música “Lay It Down” (que dá nome a seu último disco), em que se joga no chão.


Sozinho ou em dupla, os dançarinos foram um destaque a parte. Deu vontade de imitar os passos leves e ‘fáceis’ dos dois. O ápice do show foi com a música “Let’s Stay Together” cantada e aplaudida por todos. Um dos momentos mais impressionantes foi quando Al Green cantou sem microfone, e mesmo com a banda tocando no fundo, foi possível escutar sua voz ecoar pelos quatro cantos do Vienna State Opera.

Depois de uma hora e meia de muita simpatia, gingado, boa música e amor declarado pelos vienenses (por meios dos inúmeros ‘I love you’), Al Green, dançarinos e banda deixaram o palco ovacionados ao som de "Love and Happiness". As palmas continuaram por uns dez minutos e de forma ininterrupta.

Fato que gerou estranhamento em alguns vienenses ali presentes, já que os austríacos são conhecidos por serem muito contidos. Foi a forma escolhida por um povo muito educado de dizer muito obrigado.

Esse texto também pode ser lido na revista eletrônica Urbanaque clicando aqui.

Obs1: Mais fotos do Al Green.



Obs2: Eu adorei os dançarinos.


Obs3: Fotos dentro do Vienna State Opera.






Obs4: Mais vídeos do Al Green e de outros artistas que se apresentaram no Jazz Fest Wien podem ser encontrados clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário