Stephansplatz, Viena (2010)

sábado, 17 de julho de 2010

O número 6

Você já percebeu que na hora de contar os números com os dedos das mãos a maioria dos europeus começa com o polegar e não com o indicador como nós?


Quem assistiu o filme 'Bastardos Inglórios' vai se lembrar da cena em que o soldado aliado disfarçado de nazista pede mais três copos do nosso jeito sem o polegar. Que fora não? Na mesma hora o alemão de verdade percebeu que o suposto alemão não era alemão coisa nenhuma. Resultado: tiro e sangue para tudo quanto é lado à moda Tarantino.

Na verdade tudo começou com a seguinte foto dos meus amigos americanos tirada durante a copa do mundo. O número seis significava 'Rumo ao Hexa Brasil'.


O Avery (esquerda) faz do jeito americano com o indicador, mas o José (direita) faz do jeito austríaco com o polegar. Foi então que a minha amiga Eliana (@epantaleao) levantou essa 'interessante' questão.

Durante o Potluck Dinner na última quinta-feira, eu perguntei para algumas pessoas de diferentes países como elas contam os números com as mãos. O resultado da enquete (seguido do comentário) foi:
  • Austríacos: polegar (porque é o primeiro dedo)
  • Alemães: polegar (porque na minha terra todo mundo faz assim)
  • Finlandês: polegar (porque você quer saber isso Aline?)
Para mim a surpresa da noite foi conhecer a maneira chinesa de contar os números com os dedos. Eles usam apenas uma mão para todos os números de 1 a 10.

Um


Dois


Três


Quatro


Cinco

De 1 a 5 nenhuma surpresa. A parte interessante começa agora...

Seis


Sete


Oito


Nove


Dez

Viu só, uma única mão e todos os números de 1 a 10!

Você deve estar se perguntando, porque o José conta com o polegar e não com o indicador uma vez que ele é americano? Bem, ele é americano sim mas mora em Viena há mais de um ano. Será que de tanto ver ele assimilou o jeito europeu?

E eu, será que eu vou voltar contando com o polegar?


Obs: Apenas atualizando... Hoje quase aconteceram dois equívocos comigo:
  1. Eu pedi 1 Himbeereisknödel na Tichy mostrando o dedo indicador e a garçonete entendeu dois porque ao confirmar o pedido ela me mostrou o polegar mais o indicador. Na mesma hora eu mostrei o polegar e então ela entendeu que era apenas um.
  2. Na padaria eu pedi 2 pães e novamente eu mostrei o número dois do nosso jeito (indicador e dedo médio) e a funcionária para confirmar o que eu estava pedindo me mostrou o polegar, o indicador e o dedo médio. Tive que mostrar o polegar e o indicador para ela entender que eram 2 pães e não três.
Agora eu não erro mais. Enquanto estiver por aqui vou fazer do jeito deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário