Stephansplatz, Viena (2010)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dormitório

O dormitório onde estou hospedada fica em Simmering, um dos 23 distritos de Viena. Simmering não tem construções bonitas como no centro da cidade, mas tem as coisas que mais preciso para viver nos próximos 3 meses: Mc Donald's, Burguer King, kebaberias e a padaria do episódio "Ronaldo". Já viu que de fome eu não morro! Mas tem também boa acomodação, metrô, bonde, S-bahn, ônibus, supermercados e farmácias.

Essa é a principal rua de Simmering e o dormitório é esse prédio do lado direito. O crédito da foto vai para Ben Haller (veja o blog dele em http://benaustria.blogspot.com/).


Para chegar no IIASA todos os dia eu pego um bonde e depois um ônibus. Se eu perco o bonde ou se a viagem atrasa por algum motivo todo o trajeto pode levar 1 hora e meia. Nos dois primeiros dias que eu fui para o IIASA o bonde elétrico teve problemas durante o trajeto. Fiquei decepcionada, pois sempre ouvi falar muito bem da eficiência e cobertura do transporte público em Viena. Ainda bem que isso aconteceu apenas nos dois primeiros dias. O transporte público aqui é realmente eficiente. E a melhor parte é que comprei um bilhete mensal e com ele eu posso me locomover via metrô, trem ou bonde o mês inteiro e várias vezes ao dia, quantas forem necessárias. Além de bilhetes mensais também existem bilhetes para uma única viagem, bilhetes válidos por 24 horas, 72 horas e semanais. Veja mais informações sobre bilhetes no site http://shop.wienerlinien.at/index.php/product/1/show/0/0/0/0.

Eu divido um apartamento de dois quartos individuais com uma estudante americana do Arizona. A cozinha tem fogão, geladeira, microondas, cafeteira e utensílios domésticos. O quarto é amplo e tem cama, escrivaninha, guarda-roupa, telefone, televisão e internet. O engraçado é que o apartamento tem dois banheiros: um com vaso sanitário e outro só com o chuveiro.




Observei essa espécie de jardim nos telhados do dormitório. É uma graça. Só não sei afirmar se isso é comum em toda a cidade.


Quando eu cheguei no começo de junho estava bem frio. A temperatura estava em torno de 10 graus mas com a chuva e o vento cortante a sensação térmica era de uns 7 graus ou até menos. Apesar do frio na rua, dentro do dormitório sempre foi bem quentinho, também olha a espessura dessa janela.


As janelas tem duas folhas de vidro e além de proteger contra o frio elas diminuem o barulho que vem da rua. Ainda sobre o isolamento do apartamento, todas as portas tem borracha ao redor como se fossem portas de geladeiras. Também para sobreviver ao frio de -15 graus no inverno com neve e tudo, só assim mesmo!

Mais informações sobre o dormitório você encontra em http://www.housing.oead.at/01_housing_folge_e.asp?RECORD_KEY[Housing]=id&id[Housing]=7

2 comentários: