Stephansplatz, Viena (2010)

sábado, 26 de junho de 2010

Zell am See - A montanha

O dia estava só começando e eu já estava chapada com as imagens da garganta Sigmund-Thun Klamm (veja as fotos aqui). Seguimos para o Parque Nacional Hohe Tauern onde fica a Grossglockner, a montanha mais alta da Áustria com 3798m. O caminho até o Kaiser-Franz-Josefs-Höhe, um centro de visitantes ao lado da geleira Pasterze, foi percorrido pela estrada Großglockner-Hochalpenstraße cheia de curvas perigosas no meio da montanha. O perigo é ainda maior com chuva e nevoeiro.

Veja essas fotos que eu tirei de dentro do ônibus. Ainda bem que o motorista era experiente!



No meio do percurso o nevoeiro diminuiu e paramos para tirar fotos.






Estava muito frio. O termômetro do ônibus estava marcando 2 graus, mas por conta do vento a sensação térmica era de bem menos do que isso. Não consegui ficar mais do que 5 minutos fora do ônibus.



Finalmente chegamos na Kaiser-Fraz-Josefs-Höhe que fica ao lado da geleira Pasterze.





A geleira Pasterze está diminuindo. A placa na foto abaixo indica onde a geleira ficava em 1980. Em apenas 30 anos veja quanta diferença.


Você deve estar se perguntando "e a neve?". A neve aconteceu quando estávamos dentro do ônibus logo depois que deixamos o Kaiser-Franz-Josefs-Höhe. A garoa gelada que caía quando deixamos o centro de visitantes se transformou em uma neve fininha e leve como uma pluma. Aquela neve pairava no ar e caia em camera lenta. Mas a medida que o ônibus foi descendo a montanha, a neve foi se transformando em garoa de novo.

Infelizmente não consegui capturar esse momento especial com a minha câmera. Mas nem é preciso, jamais vou esquecer esse dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário