Stephansplatz, Viena (2010)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Midsummer Party

O dia mais longo do ano é chamado de solstício de verão e ocorre por volta do dia 21 de junho aqui no hemisfério norte com variações de um ano para outro e dependendo da localização. Hoje, 23 de junho, foi o dia mais longo do ano em Viena e alguns alunos da Suécia e Finlândia promoveram uma Nordic Midsummer Party com comida e bebidas típicas.


A foto acima foi tirada às 18h horário local. Parece que foi na hora do almoço, mas não foi! O nascer do sol aconteceu por volta das 04h30 e pôr-do-sol por volta das 21h nesse dia.

O Midsummer é uma festa popular dos países nórdicos. Um dos símbolos dessa festa é o maypole, um mastro em forma de cruz decorado com folhas, flores, fitas e bandeiras.



A coroa de flores em mulheres representa fertilidade.


Já na cabeça dos meninos eu não sei o que significa! Hehehehe


A tradição é dançar ao redor do maypole, cantar canções escandinavas, comer peixe cru em conserva (horrível por sinal), batatas cozidas e beber snaps.


A Akvavit (ou Aquavita em Português) é a bebida típica da Escandinávia com 40% de teor alcoólico, produzida a partir da destilação de cereais ou batatas e enriquecida com substâncias aromáticas. O nome quer dizer "água da vida", mas deveria ser "álcool da vida" porque só tem álcool nesse negócio. É bem forte mesmo. Não dei conta de beber uma dose pequena.

Para finalizar, esse é o churrasco típico deles. É isso mesmo que você está vendo: salsichas. Carne aqui é artigo de luxo. Que saudade de uma picanha bem gorda berrando no espeto.


Com invernos tão rigorosos o verão é realmente uma época para ser celebrada. Enquanto vocês aproveitam as festas juninas com quentão, vinho quente, bolinho caipira (para quem é do Vale do Paraíba) e outras delícias caseiras, eu fico aqui com o barbecue de salsicha, o peixe cru e o álcool da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário